Nas Notícias

Alerta para “risco máximo” de incêndio em 26 concelhos do país

bombeirosDe acordo com o Instituto de Meteorologia (IM) 26 concelhos de Portugal encontram-se em “risco máximo” de incêndio, o mais grave de uma escala de cinco patamares.

O IM coloca 26 concelhos em alerta de incêndio, a escala máxima de risco, nas regiões do Norte e Centro Interior de Portugal, assim como o Algarve, em virtude das altas temperaturas que se fazem sentir.

O risco de incêndio é medido através de uma escala de um a cinco, onde o vamor mais baixo representa o mínimo e o cinco significa o máximo risco. Este cálculo é efetuado através das observações realizadas às 13h00, da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e ainda quantidade de precipitação englobando as últimas 24 horas.

Na passada segunda-feira verificaram-se 157 ocorrências, onde estiveram na frente de fogo, 3173 bombeiros, apoiados com 826 veículos.

A partir das 00h00 desta terça-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) contabilizou 14 incêndios, sendo que nenhum destes estava ativo às 07h00.

Segundo o Instituto de Meteorologia poderemos contar para o dia de hoje com céu limpo ou pouco nublado. A região litoral era a mais afetada com neblina durante a manhã e o interior durante a tarde. As temperaturas vão ainda descer um pouco, esperando-se máximas de 31 graus centígrados em Lisboa e Faro e 26 no Porto.

 

 

Em destaque

Subir