Mundo

Air France acusada na tragédia do Airbus A330

A companhia francesa foi acusada do acidente de aviação ocorrido em 2009, com um Airbus A300, no Oceano Pacífico que vitimou 228 pessoas. Presidente da Air France diz que decisão da juíza não faz qualquer sentido.

A companhia aérea francesa Air France foi acusada da tragédia que vitimou 228 pessoas, em 2009, na queda de um Airbus A330, no Oceano Pacífico. De relembrar que o acidente ficou desde sempre envolvido em polémica. Antes do mergulho no mar, o aparelho terá enviado sinais para a base, informando de vários problemas a bordo.

A juíza Sylvie Zimmerman notificou a empresa da acusação, mas este caso promete ainda fazer correr muita tinta. A transportadora aérea já fez saber que o caso não vai ficar por aqui, e volta a declarar que não teve qualquer culpa no acidente: “Esta acusação não faz qualquer sentido. Não há nenhuma prova concreta que o problema nas sondas esteve diretamente ligado à queda do avião” afirmou Pierre-Henri Gourgeon, presidente da Air France.

O fabricante do aparelho, a Airbus, foi no dia de ontem igualmente notificada que irá ser acusada pelos mesmos factos. A empresa já reagiu em comunicado, informando que “esta decisão é prematura”, contestando completamente a decisão da juíza.

Recorde-se que em 2009, o Airbus A330 despenhou-se no Oceano Atlântico matando 228 pessoas, quando fazia a ligação entre o Rio de Janeiro e Paris, alegadamente devido ao mau funcionamento da sonda que tem como missão informar os pilotos da velocidade real do avião.

Em destaque

Subir