Nas Notícias

Agressão a Cameron? Não, era um praticante de jogging (com vídeo)

jogging cameron 400 Um homem esbarrou com David Cameron, primeiro-ministro britânico, num incidente que ocorreu em Leeds e levou os seguranças de Cameron a deter o suspeito. Afinal, segundo a polícia de West Yorkshire, o que parecia ser um ataque não passou de um choque. O praticante de jogging. seguia para um ginásio… Veja as imagens.

A polícia de West Yorkshire esclareceu, num comunicado publicado no Twitter, que o incidente que envolveu David Cameron e um homem, numa rua de Leeds, no Reino Unido, não passou de um… incidente.

O primeiro-ministro britânico seguia na via pública, rodeado por seguranças, até que é ‘abalroado’ por um homem.

Nos primeiros momentos pensou-se que se tratava de uma ação premeditada, numa altura em que o Reino Unido está sob ameaça de atentados terroristas do Estado Islâmico.

No entanto, a polícia de West Yorkshire revelou que o choque entre Cameron e o homem de 28 anos de idade não foi intencional.

Numa nota publicada pelas autoridades no Twitter, pode ler-se que o suspeito era, afinal, um desportista, que seguia na via pública a praticar jogging, quando foi surpreendido pela presença de David Cameron e do seu ‘contingente’ de seguranças.

Sem espaço para passar, não evitou o choque – acidental, é certo, mas que desnuda uma falha de segurança, já que ficou evidente que o primeiro-ministro poderia ter sido atacado com aparente facilidade.

O homem foi detido, por aproximação excessiva à comitiva do primeiro-ministro, mas “não foram realizadas quaisquer ameaças” à integridade física de Cameron, o que o vídeo atesta.

A versão dos eventos (relatada pelo suspeito) foi confirmada pelas autoridades britânicas, pelo que o desportista foi logo depois libertado.

Certo é que a imprensa inglesa usou este caso para fazer um sublinhado para as fragilidades dos serviços de segurança. Mesmo num período de ameaças e alertas para terrorismo, foi possível chegar ao chefe do governo britânico, sem que os seguranças o evitassem.

Segundo a Sky News, o homem seguiu o seu caminho, rumo a… um ginásio. Quem vai também precisar de exercícios de dialética é o responsável máximo da segurança a David Cameron.

A Scotland Yard já prometeu fazer uma investigação ao sucedido, não com o desportista como alvo, mas para perceber até que ponto a proteção aos representantes políticos é frágil.

Se um cidadão inocente consegue furar a proteção ao primeiro-ministro, o que fará um terrorista bem preparado? Talvez este ‘ataque’ sirva de exemplo. Veja o vídeo:

Em destaque

Subir