Economia

Agrava-se a recessão em Portugal com o PIB a cair num registo recorde: 3,4 por cento

dinheiro caixaA queda do Produto Interno Bruto bateu o recorde: 3,4 por cento no terceiro trimestre, quando comparado com igual período do ano passado. Com a descida do PIB pelo oitavo trimestre consecutivo, a recessão é uma realidade cada vez mais agravada em Portugal.

Pelo oitavo trimestre consecutivo, Portugal está a produzir menos. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB) de julho a setembro caiu 3,4 por cento, um valor recorde: até agora, a pior queda fora registada no segundo semestre deste ano, de 3,2 por cento.

Os resultados, hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), demonstram que a recessão em Portugal se mantém há oito trimestres, ou seja, há dois anos que toda a produção nacional tem vindo a perder valor.

A única boa notícia é quando a leitura é feita em comparação com o trimestre anterior. O PIB desceu 0,8 por cento, registando uma melhoria em relação ao período de abril a maio, caíra 1,1 por cento em relação ao primeiro trimestre de 2012.

Em destaque

Subir