Mundo

Adolescente de 13 anos trava autocarro após motorista sofrer ataque cardíaco

jovem_autocarroO jovem Jeremy Wuitschick, de 13 anos, tornou-se herói nos EUA, depois de ter conseguido travar o autocarro escolar, que transportava 12 menores. O motorista sofreu um ataque cardíaco e acabou substituído ao volante. O corajoso Jeremy e os seus colegas tentaram reanimar o condutor (que continua em estado grave) e chamaram os paramédicos.

Jeremy é nome de herói norte-americano, depois de uma bem sucedida manobra num autocarro escolar, em Milton, cidade localizada em Washington. O adolescente conta apenas 13 anos, mas foi chamado ao volante do veículo, depois de um ataque cardíaco que o motorista sofreu.

Dentro do autocarro, seguiam Jeremy Wuitschick e os seus colegas de turma. O motorista perdeu os sentidos, o que suscitou em Jeremy um instinto de sobrevivência. O jovem segurou o volante do autocarro e tentou estacioná-lo em segurança, na berma da estrada onde viajavam 12 estudantes.

Mas o jovem chegou mais além, segundo conta a BBC: depois de imobilizar o veículo, tentou, com massagem cardíaca, reanimar o motorista. A câmara de segurança do autocarro gravou este momento de coragem daquele adolescente.

O condutor perde os sentidos e o instinto do jovem de 13 anos leva-o a assumir o controlo do veículo. Mas Jeremy Wuitschick não esteve sozinho nesta história de sobrevivência que poderia ser trágica.

Johnny Wood, um companheiro de turma de Jeremy, prestou auxílio nas tentativas de reanimação do motorista. Outros passageiros estabeleceram contacto telefónico com os primeiros socorros, para que os paramédicos chegassem ao local o mais rapidamente possível.

Para que esta história dos EUA tivesse um final feliz, restaria contar que o motorista está totalmente recuperado. Mas não está. Continua internado, em estado considerado grave, ao contrário de todos os restantes passageiros deste autocarro, que escaparam ilesos.

Em destaque

Subir