Cultura

‘Achtung Baby’: O álbum da história dos U2 é reeditado esta segunda feira (vídeo)

u2_achtung_baby_1Foi há 20 anos que o quarteto fantástico gravou, num estudo em Berlim, aquele que é considerado por muitos como o melhor álbum da banda irlandesa. Críticas a ‘Joshua Tree’ e ‘Rattle & Hum’ faziam prever o fim.

‘Achtung baby’ vendeu mais de 18 milhões de cópias e é considerado, além do melhor álbum de sempre dos U2, aquele que de certa forma salvou a banda. Em Berlim, no estúdio Hansa, durante seis meses, Bono, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen criaram obras que ainda hoje são ouvidas nos quatro cantos do mundo. ‘Achtung Baby’ tem faixas como ‘One’ ou ‘Misterious Ways’, músicas que se tornaram imortais para todos os fãs da banda nascida na Irlanda, em 1976.

Há 20 anos, o quarteto atravessava uma altura complicada, uma das mais delicadas da banda. Os anteriores álbuns ‘Joshua Tree’ e ‘Rattle & Hum’ foram considerados fracassos pela crítica mundial e era preciso algo que fizesse renascer um grupo que atravessava também problemas internos.

‘Achtung Baby’ assinalou o ponto de viragem dos U2. Os mais de 18 milhões de discos vendidos do álbum falam por si.

Agora, 20 anos depois, uma reedição da obra é lançada numa altura em que o próprio Bono questiona o futuro da banda. Para o vocalista, os U2 “têm de criar algo relevante, como fizeram sempre durante os últimos 20 anos”. De outra forma, Bono parece conformado com um possível fim de uma das melhores bandas rock de todos os tempos. Para muitos, a melhor de sempre.

Recorde aqui alguns dos temas do álbum ‘Achtung Baby’:

Em destaque

Subir