Tecnologia

Abrir uma promoção no Facebook vai custar dinheiro

facebook2Serviço era até agora grátis mas rede social pretende agora abrir uma nova fonte de lucro, numa altura em que aumenta a pressão dos investidores, insatisfeitos com os números.

O serviço Facebook Offers, uma plataforma que possibilita às empresas a disponibilização de ofertas e promoções dentro da rede social, vai em breve ser pago.

Lançado no início de 2012, o serviço era até agora gratuito. Na verdade, tratava-se de uma boa ferramenta para ganhar notabilidade e visibilidade na maior rede social do mundo. As funcionalidades vão ser mantidas, mas agora pelo menos cinco dólares serão precisos para avançar com qualquer campanha. De referir que, esta plataforma em nada tem a ver com o sistema interno de anúncios do Facebook.

O valor da oferta ou da promoção pode subir. O cálculo é baseado no número de fãs que a empresa responsável pelo desconto tem na rede social.

A plataforma de Mark Zuckeberg lançou o serviço no início do ano tendo com objetivo principal rivalizar com os já famosos sites de descontos, como a Groupon, por exemplo. Para Michael Pachter, cobrar agora por essas promoções e ofertas é uma boa decisão: “Olhando para outros sites, percebe-se facilmente que o Facebook tem potencial para gerar rapidamente receita com isto”, sublinha o analista.

Ainda segundo Pachter, a rede social de Mark Zuckerberg deve faturar mais de três mil milhões de dólares anuais com esta mudança.

As mudanças que têm sido verificadas no site devem-se sobretudo à pressão que os responsáveis têm sentido por parte dos investidores insatisfeitos. O Facebook entrou em bolsa em maio passado mas as ações já chegaram a cair mais de 40 por cento, uma realidade que levou Zuckerberg a suspender a venda de títulos durante 12 meses (saiba mais aqui).

Em destaque

Subir