Economia

AA1: França perde notação AAA da Moody’s apesar dos elogios às reformas de Hollande

francois hollandeAA1 é a notação da dívida soberana da França para a Moody’s. Apesar do “forte compromisso em prol das reformas estruturais e da consolidação orçamental”, a agência baixou o nível do AAA francês, tal como fizera a Standard & Poor’s em janeiro.

A França voltou a perder a nota mais alta quanto à cotação da dívida soberana. A Moody’s é a segunda agência de notação financeira a descer o AAA francês para o nível imediato, o AA1, depois da Standard & Poor’s ter baixado o ‘triplo A’ para AA+ em janeiro deste ano.

O corte na notação da dívida surge aliado a um elogio da Moody’s ao “forte compromisso em prol das reformas estruturais e da consolidação orçamental”, promovidas pelo Presidente François Hollande, mas salientando a insuficiência das medidas por não terem “a suficiente amplitude para restabelecer a competitividade”.

A descida na cotação é justificada pelas “perspetivas económicas de longo prazo, afetadas de maneira negativa por múltiplos desafios estruturais”, em França e na União Europeia, onde se regista um clima de “perda de competitividade gradual”. No país regista-se ainda uma “rigidez dos mercados do trabalho, de bens e serviços”, segundo a agência.

Em destaque

Subir