Economia

Troika vê aumento de riscos na aplicação do plano de ajustamento

troikaNo âmbito da sexta avaliação ao programa de ajustamento, a troika – que desbloqueou mais uma tranche do empréstimo – repetiu o elogio ao caminho de Portugal, considerando que o país segue “no bom caminho”. Os riscos da execução orçamental, que o próprio Governo admite, suscitam preocupações ao Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Central Europeu (BCE) e Comissão Europeia.

A troika vê riscos na execução orçamental, ao abrigo do programa de ajustamento que o Governo está a levar a cabo. As previsões e a realidade diferem, o que abre caminho a incertezas.

Apesar desses riscos, nesta sexta missão de avaliação do programa de ajustamento de Portugal, FMI, BCE e Comissão Europeia dão nota positiva a Portugal e veem o país no caminho certo.

Nesta missão, a troika desbloqueou mais uma tranche (2,5 mil milhões) do empréstimo a Portugal, aconselhando a perseverança e empenho na aplicação das medidas de contenção da despesa.

Vítor Gaspar, ministro das Finanças, espera que em 2014 Portugal já consiga recuperar a procura interna e aumentar as exportações. Gaspar antevê a recuperação na Zona Euro, com benefícios para Portugal. No entanto, o ministro assume que as previsões do Governo podem falhar, em virtude das incertezas no quadro macroeconómica.

FMI, BCE e Comissão Europeia não desvalorizam estes riscos mas ainda colocam Portugal na rota da recuperação económica.

Em destaque

Subir