Tecnologia

A Sony lança a PS Vita, mas será a última consola portátil?

Como manter as consolas “úteis”? A Sony lançou a PS Vita, mas a concorrência dos smartphones e tablets pode obrigar o gigante japonês a desistir das consolas portáteis. Shuhei Yoshida admitiu que a empresa trabalha “muito” para que as pessoas voltem a achar as consolas “úteis”.

A PlayStation Vita é a mais recente aposta da Sony no mercado das consolas móveis, mas poderá também ser… a última.

Os dirigentes do gigante japonês admitem que tem sido difícil “lutar contra a obsolescência”, como admitiu Shuhei Yoshida, responsável pela Sony Worlwide Studios, referindo-se ao domínio dos smartphones e tablets no setor dos jogos para dispositivos móveis.

“Temos de continuar a trabalhar muito para trazer de volta pessoas que estavam habituadas a jogar consola antes da era da PlayStation 2 ou encontrar novas pessoas a quem providenciar grandes experiências, que pessoas que nunca tiveram as suas próprias consolas as possam achar úteis nas suas vidas”, salientou Shuhei Yoshida.

Porém, as vendas da PlayStation Vita têm estado muito aquém das expetativas da Sony, que, de acordo com vários analistas, já pondera deixar as consolas portáteis para, no campo dos videojogos, centrar as apostas na ‘consola mãe’, a PlayStation 4.

Estas previsões ganham força depois da surpreendente prestação de ‘Until Dawn’, um exclusivo para a PlayStation 4 cujo sucesso é “uma surpresa” para a própria Sony.

“As pessoas têm perguntado o motivo de não ter sido tão divulgado como outros jogos, mas essa decisão compete aos departamentos de marketing em cada região”, adiantou Shuhei Yoshida: “Devido à concentração na época natalícia, para suportar grandes títulos de estúdios externos como ‘Destiny’, não viram a necessidade de destacar tanto ‘Until Dawn’ da perspetiva do marketing da plataforma”.

https://www.youtube.com/watch?v=VFz-1RBukuk

Em destaque

Subir