PT Animal

A que velocidade cai um gato largado da varanda do Diogo?

gato_da_varanda

Uma internauta descobriu um exercício, num livro de “físico-química” do 9.º ano, com base numa premissa quase criminosa: “O Diogo largou um gato da varanda do seu quarto, situada a 5 m do solo”.

A que velocidade um gato largado do ponto A, uma varanda, chega ao ponto B, o chão?

A pergunta, capaz de irritar qualquer amante de animais, foi divulgada no Facebook por Luísa Coelho, uma internauta que está a complicar a série “Quem educa as criancinhas e adolescentes de hoje”.

O exercício é proposto no ‘Caderno de Atividades – Zoom 9 – Físico-Química – 9.º Ano’, da Areal Editores, segundo a internauta que divulgou o caso.

A premissa que dá origem às várias perguntas é esta: “O Diogo largou um gato da varanda do seu quarto, situada a 5 m do solo”.

O objetivo era lançar perguntas sobre “intensidade de força”, “energia cinética” e “valor da velocidade”, mas o exemplo de um gato de quatro quilos largado “da varanda” está a ser questionado, por vários utilizadores, quanto ao valor pedagógico.

“Aos excelsos professores de física que escreveram estes exercícios (e o ilustram com o paradigma da queda do gato, problema muito mais complexo) e à Areal Editores deverão ser dirigidas às queixas quanto às consequências de fazer o exercício em casa: 90 por cento dos gatos sobrevivem às quedas, a maioria com lesões graves ou muito graves (senhores professores, isto quer dizer que 10 por cento morrem! Caso não consigam trabalhar com percentagens). As quedas de andares menos altos são as mais graves (os 5 metros do exercício)”, argumentou Luísa Coelho.

“O que para mim é surpreendente é que isto é feito por professores!”, comentou outra internauta, Raquel Carvalho, ao partilhar o caso.

Vários utilizadores estão a comentar o caso no Facebook da Areal Editores, mas, até ao momento, ainda não foi dada qualquer explicação oficial.

Em destaque

Subir