Nas Notícias

Quina, a carteirista de 84 anos, foi perdoada pela vítima

Justica_Juiz_Tribunal_900

Joaquina Gonçalves enfrentava mais uma queixa por roubo. A mais velha carteirista em atividade no Porto tem 84 anos e um longo cadastro. Mas a vítima do mais recente assalto (outra idosa, de 92 anos) decidiu perdoar e retirou a queixa.

Chama-se Joaquina Gonçalves, mas na região onde vive é tratada com carinho – apesar de ser uma carteirista. É aposentada e vive em Ermesinde. Costuma ‘atacar’ em diversas cidades do norte do país, desde Porto, Valongo, ou até mais a norte, em Viana do Castelo. Nem Fátima, o local de culto, fé e peregrinação, fica fora do mapa de Quina.

Uma idosa de 92 anos foi a mais recente vítima de Quina, durante a Queima das Fitas do Porto. Mas o assalto não correu como a carteirista pretenderia: Joaquina foi apanhada em flagrante delito, e detida por agentes da Divisão de Investigação Criminal da PSP.

Foi sujeita a julgamento sumário, no Tribunal de Pequena Instância Criminal do Porto, mas a vítima decidiu perdoar, ‘ditando a sentença’.

Assim, a octogenária – que tem no cadastro uma lista de furtos semelhantes – acabou por ser ‘absolvida’ pela compreensão de uma pessoa generosa. Também o homem que agiu em cumplicidade com Quina mereceu igual perdão.

Em destaque

Subir