Nas Notícias

“A polícia tem bom olho para saber quem está a aldrabar”, diz Costa

O primeiro-ministro, António Costa, voltou a apelar às pessoas para não procurarem “as exceções” ao confinamento, acabando por soltar um comentário curioso.

Questionado sobre a fiscalização do cumprimento da “regra de ficar em casa”, o governante destacou o “bom olho” das autoridades policiais.

“A polícia, em regra, tem bom olho para saber quem está a aldrabar e quem está de boa fé”, afirmou.

O comentário surgiu na sequência da “loja de ferragens” usada como exemplo pelo primeiro-ministro.

A loja de ferragens está aberta. O objetivo não é que as pessoas vão à loja, é que fiquem em casa. Mas, se precisarem mesmo, porque tiveram uma avaria lá em casa, que possam ir”, explicou.

“Eu também vejo televisão e ouço os especialistas. Há uma infinidade de tempo que se discute sobre as exceções. Concentremo-nos na regra. Em março e abril estas exceções existiam todas e felizmente as ruas ficaram vazias”, insistiu António Costa.

Com o confinamento, que se inicia às 00h00 desta sexta-feira, “a regra é para ficar em casa” e só sair se for mesmo necessário.

“Aquilo que as pessoas têm mesmo de assimilar, mais uma vez, é que têm de estar em casa. Essa é a regra, a exceção é poderem sair. A exceção de sair para trabalhar, por exemplo, não permite que depois se ande por aí a veranear”, reforçou.

O governante lembrou o sucesso do primeiro confinamento, quando “conseguimos travar a pandemia”, para reiterar que agora, perante o agravamento da situação epidemiológica, “vamos ter que baixar outra vez” os números.

“As pessoas têm que se recordar que sempre que cumprimos as regras há um efeito. E sempre que nos confinamos também”, concluiu.

Em destaque

Subir