Nas Notícias

Pinóquio: Ex-administrador da Freeport revela nome de código de Sócrates

jose_socrates3Alan Perkins, ex-administrador da Freeport, disse em tribunal que José Sócrates tinha o nome de código que permitia ser citado sem o comprometer: “Pinóquio”. Segundo Perkins, receberia pagamentos ilegais, para licenciar o projeto.

A revelação foi feita hoje no Tribunal do Barreiro, em mais uma sessão do julgamento do Freeport: José Sócrates, antigo ministro com a pasta do Ambiente, por quem passava o processo de licenciamento daquele projeto, era conhecido como “Pinóquio”, nas comunicações que pretendiam ocultar os nomes reais dos intervenientes, em alegados crimes de tráfico de influências e corrupção.

Alan Perkins, antigo administrador da Freeport, disse que nas conversas que manteve com Charles Smith e um funcionário da empresa de consultoria Smith & Pedro “sem dúvida nenhuma” que “a pessoa referida como ‘Pinóquio’ era José Sócrates, ministro do Ambiente”.

O ex-administrador da Freeport, que prestava depoimento como testemunha, adiantou ainda que ficou a saber “mais pormenores sobre os pagamentos ilícitos” em diversas conversas que terá mantido.

Perkins revelou também que outras pessoas eram citadas em conversas telefónicas e pessoais com nomes falsos, para que não pudessem ser detetadas em escutas, e para que não houvesse oportunidade de incriminar os autores desses diálogos.

Segundo o DN, o antigo administrador da Freeport assegurou também que Charles Smith lhe disse que “o ministro do Ambiente recebeu pagamentos ilícitos”, com a finalidade de “viabilizar o licenciamento ambiental” daquele espaço localizado em Alcochete.

O ex-primeiro-ministro José Sócrates já fez saber, entretanto, que processará todos os que usarem o seu nome em acusações de suborno e corrupção.

Em destaque

Subir