Tecnologia

Operadores de internet 4G alargam cobertura com o fim da televisão analógica

4G_logoA libertação da frequência utilizada pela televisão analógica está a ser aproveitada pelos operadores de internet para alargarem a cobertura do serviço 4G. A entrada em funcionamento da TDT vai permitir uma cobertura de 80 por cento do território continental até ao final do ano.

O fim da televisão analógica libertou a faixa de frequência em 800MHz, a qual vai ser aproveitada pelos operadores de internet para alargarem o serviço da rede móvel de quarta geração, vulgarmente abreviada para 4G. A entrada em funcionamento exclusivo da transmissão por televisão digital terrestre (TDT)

A Portugal Telecom (PT) salientou, em comunicado, que “reforçou a cobertura da sua rede 4G para cerca de 80 por cento da população”, melhorando o rácio anterior ao ‘apagão’ analógico de 26 de abril, que rondava os 20 por cento. “Até ao final do ano”, a operadora liderada por Zeinal Bava pretende cobrir “mais de 90 por cento do continente e ilhas”.

A Optimus optou por arrancar em Lisboa e Porto para, logo de seguida, alargar a oferta às restantes capitais de distrito. Na altura do lançamento do serviço 4G, o CEO Miguel Almeida destacou o objetivo de ter “cobertura de 80 por cento da população portuguesa até final do ano”.

A Vofadone, que também arrancou com “uma mancha significativa de Lisboa e está presente em todas as restantes capitais de distrito”, vai dar início ao processo de expansão, segundo uma fonte citada pela Lusa: “a cobertura será significativamente aumentada a partir de finais de abril, com a utilização das frequências na faixa dos 800 MHz, e continuará a ser progressivamente alargada ao resto do país”.

Em destaque

Subir