Tecnologia

Facebook pode ler as suas mensagens do telemóvel

facebook1A informação é avançada pelo ‘The Sunday Times’, que afirma que na altura de instalar uma aplicação, o utilizador autoriza inconscientemente a rede social a ler as mensagens privadas SMS. Facebook nega que o faça, embora confirme que até tem permissão para tal.

As questões relacionadas com a privacidade dos utilizadores do Facebook já não são novas, e de dia para dia há sempre algo novo a surgir. Desta vez, foi o ‘The Sunday Times’ a lançar a informação.

Segundo o jornal do Reino Unido, o Facebook pode aceder a mensagens privadas dos utilizadores, as conhecidas SMS’s. Esta possibilidade é dada à empresa quando o utilizador instala a aplicação da rede social para o Android, sistema operativo da Google, mas o mesmo acontece também no sistema iOS, da Apple, ou seja, no iPhone.

Contudo, o facto de ter o acesso não quer dizer que o Facebook o use. Um porta-voz da rede social veio já afirmar que a acusação de que a plataforma online o estaria a fazer é ridícula. No entanto, o responsável acaba por sublinhar que a rede de Mark Zuckerberg está habilitada a fazê-lo, isto porque o utilizador dá essa permissão quando instala a aplicação.

Para perceber melhor esta questão, existem alguns exemplos de que o Facebook consegue de certa forma penetrar em informações pessoais do utilizador. Um deles é a sincronização que a rede social faz com os números telefónicos presentes no telemóvel, associando o mesmo ao amigo que tem adicionado no Facebook.

Esta notícia do The Sunday Times foi publicada no passado fim de semana. Já hoje, é também destaque um suposto desacordo entre a rede social de Zuckerberg e o Yahoo. Em causa está o uso indevido de algumas funcionalidades da rede social, como o feed de notícias por exemplo. O portal norte-americano já fez saber publicamente que se encontra em negociações com o Facebook, tentando desta forma evitar os tribunais. Em causa estão, mais uma vez… patentes. Saiba mais aqui.

Em destaque

Subir