Tecnologia

Oficial: Facebook terá de pedir aos utilizadores para mudar políticas de privacidade

facebook2A rede social acaba de assinar um acordo com a Comissão Federal do Comércio dos Estados Unidos para os próximos 20 anos. Criador do Facebook é o primeiro a assumir os erros mas destaca coisas boas que têm feito.

É oficial. O Facebook assinou esta semana um acordo com a Comissão Federal do Comércio norte-americana que obriga a rede social a pedir sempre autorização aos utilizadores quando pretenda alterar as políticas de privacidade.

Este processo surge depois de queixas de vários utilizadores que criticam a companhia de partilhar mais informações do que as autorizadas. Desta forma, a rede social terá no futuro de solicitar a autorização aos mesmos e só poderá alterar as políticas com o consentimento das pessoas. O Facebook será também alvo, ao longo de 20 anos, de inspeções independentes.

Entre as queixas apresentadas, está por exemplo a questão da identificação automática dos amigos, sempre que algum utilizador carrega fotografias, mas não só. Ainda ontem a rede social foi notícia por alegadamente no passado ter partilhado informações dos utilizadores com anunciantes. Saiba mais aqui.

Mark Zuckerberg, criador da rede em 2003, foi o primeiro a assumir os erros cometidos pela sua empresa, na sua própria página no Facebook, mas realça contudo aquilo que foi feito de benéfico para as pessoas: “Por vezes não ligam ao bom trabalho que fazemos”, desabafa o milionário de 27 anos.

O acordo com a Comissão Federal do Comércio é válido para as próximas duas décadas e caso seja violado pela rede social, a multa a pagar pode ultrapassar os 15 mil dólares.

Em destaque

Subir