Fórmula 1

Lewis Hamilton garante ‘pole’ para corrida que pode decidir o título

Lewis Hamilton mostrou-se mais forte do que Sebastian Vettel na decisiva sessão de qualificação do Grande Prémio dos Estados Unidos de Fórmula 1.

O britânico da Mercedes, que se pode sagrar Campeão do Mundo pela quinta vez na corrida deste domingo, foi batido pelos dois pilotos da segunda qualificação, mas na terceira Hamilton esteve ao seu melhor nível e logrou mais uma ‘pole position’ no seu currículo.

Mais do que isso, o líder do campeonato estabeleceu um novo recorde de volta no Circuito das Américas – 1m32,237s –, face a um Sebastian Vettel que tudo deu na sua derradeira tentativa, mas que acabaria por se quedar com o segundo tempo. O que face à penalização de três posições na grelha de partida, após os treinos de sexta-feira, faz com que o alemão da Ferrari vá largar apenas do quinto lugar do ‘grid’.

Será uma enorme ‘montanha’ para Vettel ‘escalar’, pois para além de Hamilton terá de superar Valtteri Bottas e Daniel Ricciardo, uma vez que será de esperar que o seu companheiro de equipa Kimi Raikkonen lhe facilite a vida.

Por via da penalização imposta a Vettel, Raikkonen poderá ser importante para a Ferrari no começo da corrida, já que vai largar da primeira linha da grelha, ao lado de Hamilton, sendo que a espaços o finlandês já mostrou ser muito rápido na pista de Austin. Prova disso é o facto de na segunda qualificação ter sido o mais rápido.

Valtteri Bottas largar de terceiro, mas o piloto da Mercedes já mostrou ser capaz de bons arranques. Da sua consistência dependerá a sua utilidade para ajudar Hamilton a chegar ao quinto título, mesmo se na qualificação foi sempre mais lento que o seu companheiro de equipa.

Já para Red Bull as maiores esperanças estão depositadas em Ricciardo, depois dos problemas que afetaram Max Verstappen na segunda qualificação. Um contraste com Esteban Ocon, que no melhor dos Force India foi o melhor dos ‘outros’, sendo que desta vez o francês não vai poder usufruir do sexto lugar da grelha, por via da penalização que transita do Grande Prémio do Japão e que o ‘atira’ para a nona posição do ‘grid’.

Destaque ainda para o facto de, contrariamente à Force India, a Haas e a Renault só terem conseguido colocar um piloto na Q3, Romain Grosjean no caso da equipa norte-americana e Nico Hulkenberg no caso da formação francesa.

Resulatdo da qualificação

1º Lewis Hamilton (Mercedes) 1m32,237s

2º Sebastian Vettel (Ferrari) 1m32,298s

3º Kimi Raikkonen (Ferrari) 1m32,307s

4º Valtteri Bottas (Mercedes) 1m32,616s

5º Daniel Ricciardo (Red Bull) 1m33,494s

6º Esteban Ocon (Force India) 1m34,145s

7º Nico Hulkenberg (Renault) 1m34,215s

8º Romain Grosjean (Haas) 1m34,250s

9º Charles Leclerc (Sauber) 1m34,420s

10º Sergio Perez (Force India) 1m34,584s

Em destaque

Subir