Nas Notícias

Eclipse solar em 20 de março de 2015: Um sorriso do Sol

sol 1 O maior eclipse solar observável em Portugal nesta década ocorre nesta sexta-feira, dia 20 de março, entre as 8h02 e as 10h00, atingindo o seu máximo pelas 9h00, com 70 por cento do disco solar coberto. João Fernandes, investigador da Universidade de Coimbra, salienta que “o Sol nunca deve ser observado diretamente a olho nu. Por outro lado, radiografias, óculos de sol ou CDs não são métodos seguros para a observação do Sol”.

O Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra (OGAUC), situado no Alto de Santa Clara, abriu as suas portas ao público, para promover a observação deste fenómeno com toda a segurança.

Além da observação do eclipse solar, o Observatório promoveu um conjunto de atividades diversas relacionadas com a temática.

Assim, a partir das 8h00, junto ao edifício da cúpula astronómica, decorreu uma sessão de observação solar através de telescópios devidamente equipados para o efeito, de óculos para eclipses e recorrendo ao método de projeção.

Palestras, visitas à coleção museológica do OGAUC e uma exposição de posters alusiva à observação do Sol, foram outras atividades do programa.

E porque este eclipse “coincide com a chegada da primavera (o equinócio ocorre às 22h25), às 12h30 é reproduzida a experiência de Eratóstenes de medição do raio da Terra”, descreve o responsável do Observatório, João Fernandes.

O investigador da UC lembra ainda que “o Sol nunca deve ser observado diretamente a olho nu”.

Por outro lado, acrescenta, “radiografias, óculos de sol ou CDs não são métodos seguros para a observação do Sol”.

Esta atividade integra-se nas celebrações do Ano Internacional da Luz 2015.

Em destaque

Subir