Nas Notícias

Vídeo: Rodrigues dos Santos criticado na RTP após reportagem dos paralíticos na Grécia

jose manuel pureza 400 Uma reportagem de José Rodrigues dos Santos, da RTP, sobre a corrupção na Grécia, suscitou uma revolta de José Manuel Pureza, na… RTP. Veja o trabalho do enviado especial e a reação do comentador, em dois vídeos na mesma estação de televisão.

A polémica reportagem do jornalista José Rodrigues dos Santos abordava a realidade na Grécia, que é “sustentada por empréstimos”.

O jornalista da RTP apresentava uma visita crítica sobre evasão fiscal, a corrupção, entre outros procedimentos que são usados em Atenas para escapar ao fisco.

Rodrigues dos Santos falava dos gregos como o povo europeu que mais fugia aos impostos, e sobre “os mil estratagemas” que os gregos “inventam para escapar aos impostos”.

A reportagem termina com a realidade atual da Grécia, “um retrato da Grécia em véspera do dia de eleições”.

João Adelino Faria, o pivô do Telejornal, fala em direto com José Rodrigues dos Santos. O repórter volta a falar de “uma estrutura de gastos” sustentada por “empréstimos”.

“Falei com um grego que me contou: ‘O meu sogro teve um AVC e a minha sogra começou a distribuir dinheiro para eles fazerem o seu serviço’”, conta Rodrigues dos Santos.

Veja a reportagem:

A reportagem de Rodrigues dos Santos fez correr muita tinta nas redes sociais. O jornalista da RTP foi alvo de críticas.

Mas não apenas nas redes sociais. Convidado pela RTP para comentar os resultados eleitorais na Grécia, já quando a vitória do Syriza era garantida, José Manuel Pureza respondeu a Rodrigues dos Santos, lamentando este trabalho jornalístico.

“Estou na RTP e quero ser leal para com esta casa. Houve uma cobertura que passou por momentos de grande infelicidade”, disse José Manuel Pureza, referindo-se a Rodrigues dos Santos.

“Quem foi preso por corrupção na questão dos submarinos foram cidadãos alemães. Desafio quem quer que seja que os alemães são uns paralíticos que procuram um subsídio. Serviço público é outra coisa”, acusou.

Em destaque

Subir