Nas Notícias

Presidente checo leva com ovos na festa do fim do comunismo (com vídeo)

 

ovos checos Os 25 anos do fim do comunismo na República Checa foram assinalados com ovos. Quando o Presidente discursava, os manifestantes exibiram enormes cartões vermelhos e alguns atiraram ovos, obrigando os seguranças de Milos Zeman a disparar… os guarda-chuvas.

Há 25 anos, a ‘Revolução de Veludo’ ditou o fim do comunismo na então Checoslováquia. Ontem, o Presidente da República Checa, Milos Zeman, foi atingido por ovos quando tentava discursar no evento que assinalava a efeméride.

O incidente ‘vitimou’ também o Presidente da Alemanha. Joachim Gauck, convidado para a cerimónia, realizada em Praga, foi um dos que levou com um ovo.

Os dois chefes de Estado e as outras individualidades presentes no evento tiveram de ser protegidas pelos seguranças de Milos Zeman, que abriram os guarda-chuvas como escudos.

Na origem do protesto esteve a aproximação do Presidente checo ao homólogo russo, Vladimir Putin. Nas mais recentes intervenções, Zeman tem defendido a posição russa no conflito diplomático com a Ucrânia.

Para a maioria dos checos, Milos Zeman está a trair o legado de Vaclav Havel, o primeiro Presidente eleito após a queda do comunismo, em dezembro de 1989.

Ontem, em Praga, foram milhares as pessoas que se concentraram para mostrar um cartão vermelho ao chefe de Estado, exigindo a Zeman que se demita.

Para além de ovos, também foram arremessados tomates.

Em destaque

Subir