Nas Notícias

GNR recebe formação para os fogos na próxima semana

Os militares da GNR começam a receber formação na próxima semana, para ajudarem os bombeiros no combate aos fogos florestais. O ministro da Administração Interna revelou que espera ter militares aptos no ataque às chamas em todo o país.

“Entrarão em formação na próxima semana, em Portalegre, 600 novos elementos da Guarda Nacional Republicana, que vão permitir à GNR mobilizar 500 elementos para o Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro”, disse Eduardo Cabrita, em declarações citadas pela TSF.

O governante explica que a missão dos militares será, desde logo, num “ataque inicial” às chamas para evitar que os fogos tomem proporções complicadas e que possam colocar em risco pessoas e bens.

De acordo com Eduardo Cabrita, os militares da GNR vão estar preparados também para funcionarem em “companhias de ataque ampliado”.

Além disto, o ministro espera ter “mais 100 elementos para a estrutura de proteção da natureza e do ambiente”.

Portugal prepara o combate aos fogos de 2018, depois do ano trágico que foi em 2017, onde mais de uma centena de pessoas perderam a vida por causa dos fogos.

O ano passado, a zona centro foi, com particular destaque, afetada por incêndios florestais de grandes dimensões.

O Governo de António Costa já avisou, de resto, que as medidas pensadas são para colocar em prática, entre as quais a limpeza das matas.

Em destaque

Subir