Mundo

Le Pen: “Portugal será comido vivo” pela austeridade, o que é “lamentável”

marine le penfrança marine le penLíder da Frente Nacional de França, Marine le Pen, considera que Portugal “será comido vivo” pela austeridade da União Europeia, que tem sacrificado países como Grécia, Espanha, Itália e França. Em declarações à Antena 1, a política francesa considerou que “é tempo de dizer ‘basta’ a esta União Europeia”.

Marine le Pen, presidente do partido emergente em França, de extrema-direita, considera que a austeridade coloca Portugal num cenário em que “será comido vivo”, caso se persista nas políticas que a União Europeia tem colocado em prática.

Em declarações à Antena 1, Le Pen defendeu que “Portugal está a ser sacrificado por esta política de austeridade” e que “é tempo de dizer ‘basta’” a uma União Europeia que coloca países em dificuldade, como são exemplo Grécia, Espanha, Itália e Portugal, mas também a França, onde a Frente Nacional tem conquistado terreno, nos mais recentes atos eleitorais.

“Portugal está a ser sacrificado por esta política de austeridade. Trata-se de um fardo com o qual teve de arcar durante anos, num horror europeu que é a União Europeia”, afirmou Marine le Pen.

A presidente da Frente Nacional francesa usa a palavra “regime” para classificar a liderança da União Europeia, numa alusão à Alemanha. “Espanha, Grécia, Portugal, Itália e também a França estão sob o mesmo regime. É tempo de sermos nós a comandar os nossos destinos e de os povos recuperarem a liberdade e a soberania, dizendo ‘basta’ a esta União Europeia”.

Marine le Pen entende que Portugal precisa de uma classe política “corajosa”, para “defender os interesses do povo, em detrimento dos interesses da banca”.

No entanto, a presidente da Frente Nacional teme que essa coragem permaneça oculta no que considera ser uma subserviência aos “mercados financeiros e aos tecnocratas que nos governam”.

“É lamentável. Mas Portugal pode ser comido vivo”, remata a francesa, que estaria bem posicionada nas sondagens para derrotar François Hollande, se as eleições em França decorressem hoje.

Marine Le Pen e Nicolas Sarkozy reúnem, segundo uma sondagem, mais votos que François Hollande, nas eleições à Presidência da República de França.

Em destaque

Subir