Nas Notícias

Porto: Hermínio Loureiro vai presidir ao “forte” Conselho Metropolitano

herminio loureiro 210herminio loureiro bigVai haver “um novo ciclo” na Área Metropolitana do Porto. Hermínio Loureiro foi eleito presidente do Conselho Metropolitano e promete que os 17 autarcas vão enfrentar com “espírito construtivo” os “grandes desafios” que se avizinham.

Hermínio Loureiro, presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis (eleito pelo PSD), foi hoje votado pelos 17 autarcas da Área Metropolitana do Porto (AMP) para presidente do Conselho Metropolitano (CM). O sucessor de Rui Rio prometeu “um novo ciclo” que vai coincidir com a definição dos fundos comunitários de 2020.

“Temos um Conselho Metropolitano forte, coeso e unido, preparado para novas responsabilidades e também grandes desafios”, assegurou Hermínio Loureiro, após a primeira reunião do novo, “forte, coeso e unido” organismo. O CM é o ‘herdeiro’ da Junta Metropolitana do Porto e os 17 autarcas prometeram, segundo o presidente, “funcionar como uma equipa metropolitana, independentemente de um ser mais periférico do que outro”.

O CM “inicia de uma forma clara e inequívoca um novo ciclo metropolitano” com “novas ideias” e tendo como pano de fundo o programa dos fundos comunitários Portugal 20.20. “Para que a AMP possa estar na linha da frente no que diz respeito ao acesso” às verbas europeias, segundo Hermínio Loureiro, os 17 presidentes de câmara manifestaram-se “totalmente favoráveis à descentralização” e “preparados para receber novas atribuições e competências”.

Frisando que os autarcas estão “imbuídos de um espírito muito positivo”, o presidente da AMP salientou que as desejadas “novas competências” terão de ser acompanhadas pela “natural transferência de meios financeiros”. “Queremos novas responsabilidades e estamos disponíveis para assumir essas novas responsabilidades, implementar novos métodos e novas políticas”, frisou o edil oliveirense

“O Porto tem que estar claramente preparado para esses desafios, é neste espírito construtivo e de coesão que decorreu a primeira reunião”, garantiu Hermínio Loureiro, que deverá ter um primeiro secretário e mais dois secretários no CM: Lino Ferreira, Avelino Oliveira e Sara Lobão têm sido apontados como os nomes mais prováveis para esses cargos, mas necessitam de ser confirmados pelas 17 assembleias municipais.

Em destaque

Subir