TV

Vídeo: TPC leva aluno a encontrar cadáver de piloto e avião da II Guerra Mundial

Um aluno de 14 anos estava à procura de moedas antigas, para um trabalho de História, e encontrou o cadáver de um piloto dentro de um avião da II Guerra Mundial.

A descoberta ocorreu na quinta da família Birkelse, na Jutlândia do Norte (Dinamarca), onde Daniel procurava relíquias antigas no terreno com um detetor de metais.

“Esperava que talvez conseguíssemos encontrar agumas moedas antigas ou algo que o Daniel pudesse mostrar na escola”, explicou o pai, Kaus Birkelse, em declarações à imprensa dinamarquesa.

Daniel, de 14 anos, encontrou indícios metálicos e começou a escavar, mas cedo filho e pai perceberam que iam precisar de ajuda, pois a peça que ficou visível parecia ser de grande dimensão.

Com o recurso a uma escavadora (emprestada por um vizinho), escavaram até uma profundidade de sete ou oito metros, onde estavam os destroços de um avião alemão do tempo da II Guerra Mundial.

No ‘cockpit’ estavam os restos mortais do piloto da Luftwaffe.

“Ao início desenterrámos muita terra com fragmentos metálicos e, de repente, surgiram ossos e peças de roupa”, adiantou Daniel Birkelse.
Nessa altura, o adolescente lembrou-se do avô ter contado que viu um avião a cair na propriedade, quando a Alemanha nazi tinha ocupado a Dinamarca, na II Guerra Mundial.

“Terá sido em novembro ou dezembro de 1944”, uma vez que o avô estava a fazer bolachas de natal com uma avó e um filho (o irmão de Kaus), continuou Daniel, que também se lembra da avó dizer que os alemães tinham removido o avião.

“Eu pensei que era apenas uma história gira”, reconheceu o jovem, longe de imaginar que era real… até ter feito a impressionante descoberta.

Os destroços do avião, supostamente um Messerschmitt, foram levados para o Museu de História da Jutlândia do Norte, que vai agora tentar identificar a identidade do piloto acidentado.

“Encontrámos os documentos do piloto e pensamos ter um nome”, referiu o curador, Torben Sarauw.

“Talvez agora ele possa ter um funeral”, desejou Daniel, esperançado na devolução dos restos mortais à respetiva família.

As autoridades acreditam que o avião terá partido de uma base de treinos em Aalborg, uma vez que nas roupas do piloto estavam uma carteira com duas moedas dinamarquesas e senhas da cantina de Aalborg, para além de três preservativos.

O resto do terreno da quinta da família Birkelse está a ser inspecionado por especialistas, que procuram explosivos ou outros materiais de guerra.

Em destaque

Subir