Tecnologia

Steven Sinofsky, o homem por detrás do Windows, abandona a companhia norte-americana

steven sinofsky 1Norte-americano sai da empresa que ajudou a fazer crescer, 23 anos depois de ter entrado. Altos cargos do sistema operativo Windows vão ser agora ocupados por mulheres.

Steven Sinofsky, o que muitos consideram ter sido o ‘cérebro’ das várias versões do sistema operativo Windows, está de saída da Microsoft. Em comunicado, a empresa norte-americana agradece o trabalho desenvolvido por Sinofsky: “Agradecemos todos os anos de trabalho que o Steven deu a esta empresa”, são as palavras do próprio Steve Ballmer, CEO da Microsoft.

Já o próprio Sinofsky, aproveitou para enaltecer o profissionalismo de todos os que teve o prazer de trabalhar na companhia norte-americana.

Na verdade, a Microsoft não revela especificamente o que teve na base desta decisão do responsável pela divisão Windows. Contudo, alguns analistas referem que a relação entre Ballmer e Sinofsky já havia conhecido dias melhores.

Curiosamente, esta saída surge pouco tempo depois da Microsoft ter apresentado o novo Windows 8, um sistema operativo ‘virado’ para o mercado dos tablets.

Recorde-se que a Microsoft entrou este nesse segmento com o seu novo Surface. Porém, os primeiros números do tablet são pouco animadores. Esta semana, foi o próprio Steve Ballmer a reconhecer que as vendas estão, para já, abaixo do que poderia ser esperado por grande parte dos analistas (saiba mais aqui).

Steven Sinofsky entrou para a Microsoft em 1989, como engenheiro de software. Cresceu depois dentro da empresa, chegando ao mais alto cargo dentro da divisão do sistema operativo Windows. Esteve ainda à frente do marketing de projetos como Internet Explorer, e mais recentemente em alguns serviços online, como o Outlook.com ou o SkyDrive.

Para o seu lugar, é promovida Julie Larson-Green, também ela funcionária na área Windows há vários anos. Já na parte do marketing do sistema operativo, Tami Reller passa a chefiar esse departamento, juntamente com a área financeira.

Em destaque

Subir