Nas Notícias

Vila Franca de Xira: Homem barricado na Segurança Social queria ver filha que ‘perdeu’ no tribunal

policia2Homem de 35 anos que nesta segunda-feira se fechou nas instalações da Segurança Social de Vila Franca de Xira (ordenando que todos saíssem do local) justificou-se com o facto de querer ver a filha, cuja custódia foi retirada pelo tribunal. “Só lhe que dar um abraço”, revela o JN, que cita uma fonte próxima do barricado, que tinha uma mochila e um objeto, ligados com fios.

O que ameaçava ser uma história violenta – um homem barricou-se nas instalações da Segurança Social de Vila Franca de Xira – acabou por não passar disso mesmo (uma ameaça) sendo que o homem, de 35 anos, foi detido pelas autoridades, numa captura em que o barricado não ofereceu resistência.

O caso ocorreu na manhã de hoje, quando as autoridades receberam um pedido de socorro proveniente daquelas instalações da Segurança Social, onde um homem, suspeito de ter uma arma, se fechara. Depois da intervenção da Polícia de Segurança Pública (PSP), o homem acabou por se entregar à polícia.

De acordo com o Jornal de Notícias, que cita uma fonte próxima do barricado de Vila Franca de Xira, o objetivo desta ação na Segurança Social era protestar contra uma decisão do tribunal, que retirou a filha ao homem, sendo que este decidiu barricar-se.

“Só lhe que dar um abraço”, conta, ao JN, uma testemunha. Esta versão condiz com a justificação dada pela PSP, já depois de ter detido o homem. As autoridades confirmaram que o homem barricou-se porque queria ver a sua filha, menor de idade, que lhe foi retirada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, na sequência de um processo que está a decorrer em tribunal.

Havia suspeitas de que o homem estaria armado, no momento em que se barricou nas instalações da Segurança Social de Vila Franca de Xira. No entanto, de acordo com porta-voz do Comando Metropolitano de Lisboa, o homem não tinha qualquer arma de fogo. Estava na posse de uma mochila e de um objeto, que não foi discriminado. Quer a mochila, quer o objeto foram, entretanto, inspecionados por “elementos do departamento de engenhos explosivos” da PSP.

O homem entrou nas instalações da Segurança Social pouco depois das 9h00, numa altura em que havia pouca gente na dependência. Segundo refere ao JN uma testemunha, que estava no interior da Segurança Social de Vila Franca de Xira, o homem ordenou que todas as pessoas abandonassem o local. “Transportava uma mochila grande, com um objeto na mão e um fio ligado à mochila, que parecia um detonador”, conta Vítor Silva àquele jornal.

Nos momentos que se seguiram, temeu-se um cenário de violência, mas o homem acabou por entregar-se à PSP, sem oferecer resistência. Trata-se de um ex-militar, que abandonou a carreira há seis anos. Agentes da PSP transportaram o homem numa viatura. Está detido e será sujeito a interrogatório judicial.

Em destaque

Subir