Nas Redes

75º aniversário do ataque aéreo japonês a Pearl Harbor

No ano de 1941, em plena Segunda Guerra Mundial, a frota japonesa recebeu a primeira ordem secreta: em aproximadamente um mês, a base naval dos Estados Unidos, Pearl Harbor, no Havai, seria bombardeada, assim como Mayala, as Índias Orientais Holandesas e as Filipinas.

As relações entre os Estados Unidos e o Japão estavam enfraquecidas desde a ocupação do Japão na Indochina, em 1940, e a ameaça iminente às Filipinas, que eram um protetorado americano, com a ocupação da Cam Ranh, uma base naval com apenas oito quilómetros em Manila.

Deste modo, a resposta norte-americana incluíu a apreensão de todos os bens japoneses no Estados Unidos e o fecho do Canal do Panamá para o transporte japonês.

Em setembro de 1941, Roosevelt emitiu uma declaração, que fora redigida pelo primeiro-ministro britânico Winston Churchill, em que fazia uma ameaça de guerra entre os EUA e o Japão caso houvesse uma invasão japonesa em qualquer território no sudeste da Ásia ou no Pacífico sul.

O Japão interpretou essa ameaça como um ultimato e então lançou o primeiro golpe surpresa num confronto nipo-americano: o bombardeamento a Pearl Harbor, no dia 7 de dezembro de 1941. Os japoneses utilizavam uma técnica de combate denominada por “Kamikaze”, isto é, os pilotos dos aviões despenhavam o aparelho contra navios ou outros lugares, num ataque suicída em honra da pátria.

No ataque a Pearl Harbor, 2403 militares dos EUA e 68 civis perderam a vida. Para além disto, o ataque destruiu ou danificou 21 navios e 347 aviões. No entanto, os três porta-aviões da frota do Pacífico não se encontravam no porto, pelo que não foram danificados, tal como os depósitos de combustível e outras instalações.

Este ataque marcou a entrada definitiva dos norte-americanos na Segunda Guerra Mundial e o início da Guerra do Pacífico que durou até o ano de 1945.

Passados 75 anos do ataque, James Leavelle, veterano da Marinha dos EUA, agora com 96 anos, ainda se recorda de assistir com horror à medida que os aviões de guerra japoneses foram lançando as bombas que caíam sob os seus companheiros marinheiros.

“A forma como os aviões japoneses iam chegando era terrível, largavam as bombas, andavam aos círculos e voltavam a largar mais bombas”, recorda Leavelle, que na alltura tinha 21 anos.

O bombardeamento a Pearl Harbor ocorreu às 7:55 da manhã, a 7 de dezembro de 1941. Esta data ficou famosa quando o Presidente amerciano, Franklin Roosevelt a apelidou como “uma data que viverá na infâmia”.

Atualmente, menos de 200 sobreviventes dos ataques a Pearl Harbor e a outras bases militares no Havaí ainda estão vivos.

Nos Estados Unidos os americanos irão realizar uma pausa para recordar aqueles que morreram em Pearl Harbor, e a longa e difícil guerra que se seguiu.

Em destaque

Subir