Mundo

Fez 14 anos e pediu água como prenda: Doou 14 mil litros a famílias em zona de seca

Um adolescente de 14 anos pediu uma prenda invulgar: água engarrafada. Depois doou as prendas, 14 mil litros de água, a famílias do Ceará, uma região do Brasil que atravessava uma seca profunda.

Pedro Henrique Cardoso é o novo herói no país irmão. Este adolescente deixou o anonimato quando transformou uma festa de aniversário num evento de socorro às vítimas da seca.

A iniciativa começou há dois anos, mas só agora chegou ao conhecimento da imprensa, até porque ainda há 8000 litros para distribuir.

Em vésperas de fazer 14 anos, o adolescente pediu aos amigos que não lhe dessem uma prenda: preferia que lhe oferecessem uma garrafa de água.

No dia de aniversário, Pedro Henrique Cardoso tinha 216 litros de água em garrafas de vários tamanhos. Mas, como queria ter mil litros para ajudar as famílias do sertão do Ceará, que então atravessava uma seca profunda, manteve a campanha por mais alguns dias.

Quando encerrou essa primeira iniciativa, cerca de mês e meio depois, tinha ajudado dezenas de famílias com um total de 14 mil litros.

agua-prenda-secaE, em casa, ainda estavam 1800 litros para serem distribuídos.

O caso chegou ao conhecimento da Defesa Civil do Ceará, que disponibilizou meios para ajudar ao transporte da água até às zonas mais remotas.

“Pudemos ver a necessidade das pessoas”, explicou o novo herói brasileiro: “É uma realidade muito diferente da nossa e essa experiência é muita engradecedora. Engrandece como humano. Muitas vezes temos tudo em casa e ainda reclamamos do que temos”.

Nos últimos dias, a iniciativa foi partilhada nas redes sociais, fazendo com que Pedro Henrique Cardoso tenha agora 8000 litros de água disponíveis para quem mais precisar.

Em destaque

Subir