Mundo

Xenofobia e racismo voltam a dar que falar na política portuguesa

O PSD exigiu, esta quarta-feira, que os partidos que apoiam o governo de António Costa retirem acusações de xenofobia e racismo que fizeram aos sociais-democratas.

O partido laranja serve-se da divulgação de um parecer do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que, para o deputado José Matos Correia, “confirma largamente os reparos e críticas” que o PSD fez durante a discussão da lei dos estrangeiros no Parlamento e também as declarações de Passos Coelho, na Festa do Pontal.

“O PSD sugeria que a maioria de esquerda fizesse uma de duas coisas: ou se retratasse das acusações absolutamente injustas ou infundadas de racismo e xenofobia que fizeram ao PSD, e em particular ao seu líder, ou então que coerentemente transfiram essas acusações para o SEF, que no exercício das suas funções e com a competência que lhe é reconhecida chamou a atenção para um conjunto de riscos de segurança que qualquer governo responsável deveria ter em conta”, afirmou Matos Correia, em declarações aos jornalistas no parlamento.

Para Matos Correia, a nova lei coloca problemas “em termos de controlo na entrada de imigrantes, que passam apenas a ter de demonstrar a existência de uma promessa de contrato de trabalho e uma inscrição na segurança social”.

“Num momento em que as questões da segurança e do terrorismo assumem infelizmente uma importância tão grande, esta decisão da maioria de esquerda é uma total irresponsabilidade”, disse Matos Correia.

Com a nova lei da imigração, recorde-se, os imigrantes podem ser legalizados apenas tendo por base uma “promessa” de trabalho e sem visto de entrada. A nova lei foi aprovada no Parlamento pela esquerda por propostas do PCP e do BE.

Em destaque

Subir