Desporto

Vídeo: Berram Quaresma no estádio… ouve-se na cidade

Barulho, ambiente quente e intenso é o que raramente não falta no estádio do Besiktas, próximo adversário do FC Porto. Aliás, a fama (e não é só fama, mas já lá vamos) dos adeptos turcos é tão conhecida que já levou até a pedidos de substituição por parte de quem, dentro de campo, não aguentava o ensurdecedor barulho. Veja como é o ambiente na Besiktas Arena, onde até na cidade inteira se ouve o nome Quaresma, quando é gritado desde o estádio.

Desde logo, convém lembrar que o ruído provocado pelas gargantas dos adeptos do Besiktas não é apenas uma questão de fama.

O antigo estádio, o Inonu, entrou para a história da Champions como tendo sido o estádio onde a tecnologia registou o mais alto nível de decibéis (132, um valor superior à descolagem de um avião); aconteceu 24 de outubro de 2007 num jogo contra o Liverpool.

Jogador do Leipzig não aguentou barulho

Esta temporada, num jogo da Liga dos Campeões, aos trinta minutos do jogo contra o Besiktas, Timo Werner, do RB Leipzig, não aguentou mais e pediu para ser substituído por causa do ruído.

Normalmente, o nível de ruído provocado pelos adeptos do Besiktas ronda os 130 decibéis.

O ambiente no ‘inferno’ das águias negras de Istambul é assim:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=Y2GH9R96WHYR

O barulho dos adeptos é tão elevado que até na cidade inteira se ouve quando puxam pelos ídolos.

Veja este vídeo que mostra como se ouve pela cidade o nome de Quaresma… gritado no interior do estádio:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=78RGWUSXDRW3

Em destaque

Subir