Mundo

Vasos para “afugentar vagabundos” são notícia em Espanha

O ABC deu destaque à “polémica no Porto” da semana passada: a “instalação de vasos com o objetivo de afugentar as pessoas sem-abrigo”. São citados os protestos das organizações humanitárias e dado o exemplo do Presidente da República, lembrando mesmo “a preocupação de Marcelo com os sem-abrigo“.

“Instalação para afugentar vagabundos”. É com este título que o ABC abre a notícia sobre os vasos colocados à porta de um prédio na Praça da República, no Porto.

“A polémica começou com a instalação de vasos na central Praça da República com o objetivo de afugentar as pessoas sem-abrigo”, relata o jornal espanhol, transportando para o outro lado da fronteira o caso que marcou o final da semana passada.

“Há uma sucessão de espaços junto a estabelecimentos comerciais onde os vagabundos chegavam a horas noturnas, em busca de um resguardo das inclemências do tempo, em especial quando os termómetros descem de maneira acentuada e o vento arrepia. Agora não podem mais usar este refúgio, pois os donos das lojas passaram à ação”, continua o ABC: “A solução encontrada resulta pela estética, com flores de várias cores, mas levou ao protesto de várias organizações humanitárias”.

Os comerciantes são “condenados por optarem por uma solução de expulsão e não de inclusão”, com as organizações a exigirem “prioridade à dignidade humana”.

Em destaque

Subir