Nas Notícias

Colocam vasos à porta do prédio para afastar sem-abrigo

A associação Casa – Porto denuncia o que apelida de “falta de humanidade” dos moradores e comerciantes de um prédio da Praça da República. O local é seguro e permite proteção para os sem-abrigo, mas foram colocados vasos que impedem que estes pernoitem ali.

Ao primeiro olhar, parece um cemitério. Flores de todas as cores parecem disputar o seu espaço, em vasos cirurgicamente colocados para impedir que os sem-abrigo ali pernoitem.

Os moradores e os comerciantes, daquela forma, afastam quem não tem casa de um local abrigado e seguro. Mas há quem lamente o ato.

“Estas pessoas foram expulsas deste local, e em sua vez foram colocados estes canteiros e vasos. O CASA – Porto não entende esta falta de humanidade e desinteresse pelo bem-estar e segurança das pessoas”, escreve aquela associação, na denúncia que faz no Facebook.

Pedem-se “medidas”, porque “a dignidade humana tem de ser a prioridade”.

“Há alguns meses o mundo ficou revoltado com os ‘pins’ colocados em diversos edifícios em Londres para que as pessoas não possam dormir nesses locais. Esta situação em nada é diferente, a intenção é a mesma”.

O curioso é que o passeio deixou de o ser. Tornou-se impossível transitar entre os canteiros e vasos distribuídos pelo local, mesmo para pessoas sem problemas de mobilidade.

A associação diz que não é alheia aos problemas dos comerciantes, dados os confrangimentos de ter um sem-abrigo a dormir à porta, mas dispõe-se para resolver o problema, em vez de se fazer de conta que não existe.

“Relembramos que é do interesse global retirar estas pessoas da rua, fazer com que se possam voltar a integrar na nossa sociedade cada vez mais exigente, mas isso, apenas é possível com inclusão e não com repulsa ou expulsão”, salienta a associação.

Veja as imagens:

Junto à Praça da República no Porto, havia um local que era frequentemente utilizado por pessoas na situação de sem…

Publicado por CASA Porto em Domingo, 26 de Novembro de 2017

Em destaque

Subir