País

O túnel inteligente: ‘Dentro’ do Marão a segurança é máxima

Será o maior túnel da Península. Vai redefinir a geografia do Marão, com 5,6 quilómetros que evitam o serpentear da serra. Além da dimensão, a infraestrutura distinguir-se-á pelos sistemas de segurança e monitorização de tráfego, que fazem do Túnel do Marão uma das mais avançadas vias rodoviárias portuguesas.

O Túnel do Marão, empreitada lançada no governo de José Sócrates, em 2009, foi notícia por questões que se prendem com os contratos de adjudicação, num imbróglio que levou a que as máquinas parassem durante dois anos. Mas os trabalhos foram retomados e concluídos. A contagem decrescente para a inauguração está a terminar.

No próximo sábado, será inaugurado o Túnel do Marão. E graças a esta infraestrutura, Trás-os-Montes vê alargados horizontes do desenvolvimento.

A obra que entrou no coração da serra destaca-se não só pela sua dimensão e alcance, mas pelos sistemas de segurança e monitorização rodoviária, instalados ao longo dos 5,6 quilómetros.

O Túnel do Marão será um dos mais inteligentes, dotado de tecnologias que permitem a tomada de medidas logo que seja detetado um acidente, um foco de incêndio, ou outro evento que perturbe a normal circulação e segurança.

São sistemas inteligentes de controlo e gestão do tráfego, com a solução para a gestão de túneis Horus, desenvolvidos pela Indra.

O objetivo é controlar a circulação, para que esta seja totalmente segura. Além de um método de deteção de acidentes, o túnel terá videovigilância por circuito fechado, deteção de incêndios, pontos de auxílio a automobilistas, entre outros.

O modelo agora instalado no túnel Marão já foi testado com sucesso há cinco anos noutro túnel, em Teerão, capital do Irão.

A solução da Indra também integra controlo de mercadorias perigosas, de matrículas, além de ventilação e sensores ambientais, com uma equipa humana pronta a entrar em ação quando se justificar.

O Túnel do Marão é parte da A4 e permite a ligação entre Amarante e Vila Real, concluindo um trajeto que começa no nordeste transmontano e termina no Porto.

A contagem decrescente para a abertura à circulação do maior túnel da Península está prestes a chegar ao fim. E começam novos tempos para a região, não só de Bragança, Vila Real, ou Amarante, mas todas as cidades que passaram a dispor da primeira autoestrada para Trás-os-Montes.

Depois de concluídos os troços de acesso e as vias e restantes infraestruturas no próprio túnel, e após os testes de segurança, anuncia-se a inauguração para o próximo sábado, dia 7 de maio de 2016.

Percorrer esta nova via custará 1,95 euros (veículos classe 1), 3,40 euros (classe 2), 4,40 euros (classe 3) ou 4,90 euros (classe 4).

A partir das 00h00 de domingo, abre-se a circulação do túnel e chega ao fim a barreira. Mas pode entrar já no Túnel do Marão, viajando neste vídeo.

Em destaque

Subir