Economia

Reembolsos de IRS aquém do esperado surpreendem contribuintes

Alguns contribuintes receberam reembolsos de IRS muito aquém do esperado. As diferenças entre o valor expectável e aquele que as Finanças devolveram chega a atingir os 500 euros.

Simulador do portal das Finanças apresentava uma falha, que levou a que os valores antecipados não correspondessem à realidade. Em alguns casos, o valor do reembolso foi superior ao que indicava no simulador.

A notícia foi avançada pela SIC e dá conta de reembolsos de IRS que deixaram alguns contribuintes desiludidos. As expectativas do valor a receber foram goradas, em virtude de um erro do simulador.

Na entrega da declaração de rendimentos através da Internet, é possível aceder a uma ferramenta, que antecipa o valor que o Fisco tem de pagar, em casos de reembolsos.

Só que alguns contribuintes – os que entregaram a declaração na primeira semana – receberam muito menos do que acusava esse simulador. Outros acabaram por sair beneficiados pelo erro.

O Ministério das Finanças reagiu, explicando à SIC que “foi identificada uma falha no simulador”, nos casos da tributação conjunta. O problema foi corrigido “logo no primeiro dia de entrega das declarações”.

O problema é que a correção da falha não é automática. “Todos os contribuintes afetados por esta situação e que tenham, com base na simulação efetuada, optado pela tributação separada ou conjunta, consoante o que se mostrou ser mais favorável, poderão entregar uma nova declaração sem qualquer coima associada para que não sejam prejudicados de forma alguma”, esclarece o ministério àquele canal.

Em destaque

Subir