Nas Notícias

Portugal figura capa de aniversário da revista ‘Monocle’: “uma nação orgulhosa e pronta para o negócio”

“Portugal está a viver um ótimo momento e a saber aproveitá-lo”. É assim que a revista britânica ‘Monocle’ introduz Portugal na edição do 10.º aniversário. Das mais de 300 páginas desta edição, 64 são dedicadas exclusivamente ao nosso país, onde destaca que “Portugal está no meio de algo notável”.

A revista britânica elegeu Portugal para capa de um caderno especial de 64 páginas. No conjunto de artigos que o constituí, a revista noticia que Portugal está a superar a crise, aproveitando para realizar uma aposta na inovação e em novas tecnologias.

Com a vitória do Europeu de futebol e a nomeação de António Guterres para secretário-geral das Nações Unidas, o país está “virado para o mundo com museus como o MAAT e eventos como a Web Summit”, afirma a revista. Para além disto, são feitos muitos elogios à cultura portuguesa e ao país: a gastronomia, o clima, o comércio tradicional, o investimento em novas empresas, a hospitalidade da sociedade e a aposta no urbanismo, com a criação de espaços verdes e infra-estruturas para facilitar a acessibilidade.

A revista faz um guia completo de norte a sul do país, dando destaque à cortiça (Portugal é o maior exportador mundial desta matéria-prima), ao vinho do Porto, aos azulejos, ao tão aclamado pastel de nata, a lenda do Galo de Barcelos e as livrarias portuguesas, como a Livraria Lello, no Porto, bem como as personagens portuguesas que são bem conhecidas além fronteiras como Cristiano Ronaldo, Camões e Fernando Pessoa.

“Queríamos mostrar Portugal ao mundo”, conta Carlota Rebelo, uma das editoras deste caderno, ao jornal Público, acrescentando que os leitores serão levados a descobrir uma “nação orgulhosa, pronta para o negócio e engrenada com o resto do mundo”.

Carlota Rebelo afirma que “a tradição é o ingrediente secreto no sucesso que Portugal está a viver”, visto que está aliada a uma aposta intensiva nas tecnologias e empreendorismo.

No caderno especial da ‘Monocle’, estão ainda presentes uma entrevista ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e outra ao primeiro-ministro, António Costa, “para avaliar o estado da diplomacia portuguesa e a forma como conseguiram passar ao lado da onda populista que assola a Europa”, finaliza a co-editora.

 

Em destaque

Subir