Nas Notícias

Casa Branca já não tem página de Internet em espanhol

Pouco depois de o 45.º Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter iniciado o mandato, a versão em espanhol da página ‘web’ da Casa Branca desapareceu da Internet.

Se tentar aceder à página www.whitehouse.gov/espanol, o que irá encontrar é a seguinte mensagem: “Lamentamos, a página que procura já não existe”, em inglês e espanhol.

Esta versão em espanhol da página da Casa Branca surgiu uns meses após da tomada de posse do ex-presidente Barack Obama. Até uns dias antes da tomada de posse de Trump tinha um ‘blog’ dedicado a temas de interessa da comunidade hispânica.

Para além disto, o Governo Trump ordenou o encerramento de outras ferramentas de comunicação em espanhol, como a conta @LaCasaBlanca, no Twitter, bem como uma página de Facebook.

Desde que Trump tomou posse, ainda não há qualquer latino em cargos de responsabilidade, bem como ainda não foi nomeado um responsável de imprensa para os media hispânicos – um cargo que estava à responsabilidade do jornalista Luis Miranda.

Durante a sua campanha eleitoral, Trump foi o protagonista de diversos momentos polémicos, nos quais fez críticas ao uso da língua espanhola no país, onde mais de 55 milhões de pessoas falam espanhol.

Já em setembro de 2015, Trump criticou Jeb Bush, ex-governador do estado norte-americano da Florida, dizendo que até gostava do político republicano mas que ele deveria “dar o exemplo e falar inglês quando está nos Estados Unidos”.

Em destaque

Subir