Motores

Pedro Meireles leva vantagem no primeiro dia do Rali de Mortágua

 

pedromeirelesmortagua1Pedro Meireles e Mário Castro terminaram na liderança o primeiro dia do Rali de Mortágua, prova do campeonato nacional da especialidade que esta sexta-feira arrancou com a disputa de três classificativas.

A dupla do Skoda Fabia R5 começou a prova do Clube Automóvel do Centro ao ataque, impondo-se logo no troço de abertura, e depois de José Pedro Fontes ter sido o mais rápido na segunda passagem pelos 12,5 km, Meireles foi melhor que o seu rival na super especial de 1,8 km ‘desenhada’ no centro de Mortágua.

O piloto de Guimarães parte para a tirada de sábado – composta por seis classificativas, com duas passagens pelos troços de Tojeiras (18,1 km) e Rigueiras (9,2 km) – com um segundo de vantagem sobre José Pedro Fontes.

Meireles ganhou 6,3s ao piloto da Citroën na especial de abertura, para depois perder 7,7s para o seu rival na seguinte, acabando por recuperar o comando do rali, pois apesar de não ser o mais veloz na super-especial, Fontes gastou mais três segundos nessa classificativa que o piloto vimaranense.

Miguel Barbosa foi quem ‘brilhou’ na classificativa espetáculo com que se encerrou este primeiro dia de prova, e por isso concluiu a tirada na terceira posição da classificação geral, com um prejuízo inferior a cinco segundos para o líder.

O piloto do BP Ultimate Skoda Team foi bastante regular nesta primeira etapa, sendo o terceiro mais rápido na classificativa de abertura e o segundo mais veloz na segunda. Isso permite-lhe partir para o segundo dia do rali no terceiro posto, com sete segundos de vantagem sobre João Barros..

A completar o top cinco deste primeiro dia ficou Carlos Vieira, parte para a tirada de sábado a 11 segundos do piloto de Paredes, sendo um forte candidato à disputa das posições cimeiras e ao pódio, tal como o sexto colocado, Carlos Martins, que está a somente 2,6s do piloto de Fafe.

Classificação após a 3.ª PE

1.º Pedro Meireles/Mário Castro (Skoda) 21m21,1s

2.º José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroën) + 1,0s

3.º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Skoda) + 4,3s

4.º João Barros/Jorge Henriques (Ford) + 11,3s

5.º Carlos Vieira/Jorge Carvalho (Citroën) + 22,6s

6.º Carlos Martins/Daniel Amaral (Citroën) + 25,2s

7.º Joaquim Alves/Luís Ramalho (Ford) + 30,9s

8.º Manuel Castro/Luís Costa (Skoda) + 1m10,0s

9.º Miguel Nunes/João Castro (Ford) + 1m11,1s

10.º Fernando Peres/José Pedro Silva (Ford) + 1m13,4s

Em destaque

Subir