Mundo

Morreu o piloto que evitou queda do jato sobre dezenas de casas

Um piloto dos EUA morreu, em Inglaterra, quando o jato F-18 caiu num descampado. O militar, cujo nome não foi revelado, teve o sangue frio para evitar que o avião caísse sobre uma zona residencial com cerca de 20 casas, à custa da própria vida.

Um piloto morreu devido a “uma boa decisão”: quando percebeu que o avião ia cair, conseguiu evitar uma zona com cerca de 20 casas, à custa da própria vida.

O acidente ocorreu em Cambridgeshire, perto de uma base aérea da Royal Air Force em Suffolk, sudeste de Inglaterra.

Aos comandos do F-18, um jato também conhecido como ‘hornet’, ia um norte-americano que se preparava para regressar ao país, depois de uma campanha na Síria, onde esteve ao serviço da coligação internacional que bombardeia o Estado Islâmico.

Após a descolagem, da base aérea de Lakenheath, o jato voou a baixa altitude, de acordo com alguns populares que estranharam esse facto e testemunharam, momentos depois, “um flash e uma grande nuvem de fumo”.

Uma dessas testemunhas, Karen Miles-Holdaway, vive na vila de Redmere, próxima do local onde o avião se despenhou, e elogiou o piloto por ter tomado “uma boa decisão”, evitando que o aparelho caísse sobre uma zona residencial.

“Ele é muito, muito bom piloto e eu gostaria de prestar um agradecimento à família dele”, afirmou.

Ao aperceber-se do aglomerado de cerca de 20 casas, o militar terá manobrado o ‘hornet’ para um descampado nas proximidades, onde se despenhou. O piloto, único ocupante do aparelho, morreu.

O embaixador dos EUA no Reino Unido, Matthew Barzun, comentou o incidente, no Twitter: “A perda de hoje em Cambridgeshire é uma notícia horrível. Os meus pensamentos e orações estão destinam-se a todos os envolvidos”.

Os ‘Marines’ confirmaram a queda do F-18 e salientaram que “os esforços de resposta estão em curso e que o incidente está sob investigação”.

https://www.youtube.com/watch?v=uorpEuwnJ8k

Em destaque

Subir