Motociclismo

Miguel Oliveira imparável em Sepang

Miguel Oliveira somou a sua segunda vitória consecutiva no Moto 2, ao impor-se no Grande Prémio da Malásia, que este domingo se disputou no Circuito de Sepang. O piloto português da Red Bull KTM Ajo voltou a dominar a corrida como o tinha feito uma semana antes em Phillip Island, quando alcançou o seu primeiro triunfo na categoria intermédia do Campeonato do Mundo de Velocidade em motociclismo.

À imagem do que sucedeu na Austrália, em Sepang Miguel Oliveira assumiu o comando na largada, com a diferença de que desta vez partiu do segundo lugar da grelha, levando a melhor sobre o líder do campeonato Franco Morbidelli.

O italiano da Marc VDS encabeçou um grupo de perseguidores do qual não fez parte Alex Marquez, envolvido numa queda com mais dois adversários. Para além do espanhol, também caíram Sandro Cortese e Takaaki Nakagami, que desta vez nem sequer teve tempo para ser protagonista, como sucedeu em Phillip Island.

Miguel Oliveira mostrou depois um andamento incrível, estabelecendo um novo recorde do circuito de Sepang (2m06,852s) e distanciou-se de Morbidelli, Francesco Bagnaia e Brad Binder, que exerciam cada vez mas pressão sobre o líder do campeonato. O sul africano da KTM desferiu o seu ataque ao italiano e ultrapassou-o, antes de começarem a cair alguns pingos de chuva.

Oliveira teve de dosear o seu andamento, como sucedera na Austrália, mas já nada o impediu de vencer, bem como de Binder garantir nova ‘dobradinha’ para a KTM, repetindo assim o pódio de Phillip Island, e a portuguesa voltou a fazer-se ouvir numa prova de Moto 2.

No final da prova o piloto de Almada confessou: “A estratégia inicial não era descolar, sabia que o Franco tinha um bom ritmo – o Brad também – por isso o plano era manter-me atrás dele, mas assim que vi que consegui adiantar-me um pouco nas primeiras voltas decidi que ia dar tudo para a vitória. Não me poupei, isso é certo, e consegui mais uma grande vitória para a equipa, estou extremamente orgulhoso”.

Atrás de Franco Morbidelli, terminaram Mattia Pasini e Franceso Bagnaia, o que permite ao italiano da Marc VDS sagrar-se desde já Campeão do Mundo, com 288 pontos, enquanto Thomas Luthi é segundo com 33 pontos de vantagem sobre Miguel Oliveira.

Classificação final

1º Miguel Oliveira (KTM) 40m28,855s
2º Brad Binder (KTM) + 2,387s
3º Franco Morbidelli (Kalex) + 6,878s
4º Mattia Pasini (Kalex) + 21,774s
5º Francesco Bagnaia (Kalex) + 22,086s
6º Hafizh Syahrin (Kalex) + 23,410s
7º Fabio Quartararo (Kalex) + 23,488s
8º Xavi Vierge (Tech3) + 24,976s
9º Isaac Viñales (Kalex) + 25,044s
10º Tetsuta Nagashima (Kalex) + 27,199s

Em destaque

Subir