Mundo

Menina de 8 anos vende pinturas para ajudar amigo invisual

A pureza e amizade de Sofia Cobucci, de 8 anos, está a conquistar a internet. Sofia é uma artista por natureza, de Campinas, no Brasil e vai tentando iluminar, para já, os olhos quase cegos de Vinícius Ribas, seu amigo de 14 anos. A pequena artista pinta e vende telas para ajudar Vinícius a pagar o transplante de córnea que necessita.

Vinícius nasceu com glaucoma, uma doença que surge na sequência do aumento da pressão ocular, não tem percepção através do olho direito e apenas tem 10 por cento de visão do esquerdo.

Tudo se resume à baixa percepção de luz, mas isso não incomoda Sofia, que faz por ser ela a brilhar na – para já – escura vida de Vinícius.

“Já fiz uma lista das quatro coisas que quero ver primeiro na minha vida: a primeira é o espelho; a segunda são os quadros da Sofia; a terceira é a minha irmãzinha [de três anos]; e a quarta é ver no Google Earth o estilo de cada país”, conta Vinícius ao portal brasileiro G1.

O jovem já realizou 31 operações, sem os efeitos esperados, mas está esperançoso sobre este transplante, que deverá acontecer até final de janeiro de 2018.

O “X” tela maior da exposição!! Eu e Vini para @eptvoficial #comosera #tvglobo #expoluzdosolhos #piola #luzdosolhos @jaquelineozores ❤️❤️

Uma publicação compartilhada por sofia cobucci (@sofcobuccioficial) em

Para isso, muito tem contribuído Sofia Cobucci, a sua amiga artista de oito anos. Inspirada desde que se conheceram, há sensivelmente três anos, Sofia pinta sempre acompanhada de música e conta que “nasceu com esse dom”.

“Nunca seu como vou fazer, porque copiar da mente é muito difícil. Jogo tinta de qualquer cor para todos os lados e fica lindo. (…) Eu quero vê-lo feliz”, confessa Sofia.

Maior do que eu!!! Tela “Cometas” 60×1,60 no meu blog disponível!!! #artistic #artdecor #art #abstractart #sofiacobucci ???

Uma publicação compartilhada por sofia cobucci (@sofcobuccioficial) em

No final do ano de 2016, 14 das telas pintadas por Sofia foram expostas em Campinas e vendidas todas no mesmo dia. O dinheiro angariado foi suficiente para pagar o procedimento que antecede o transplante, realizado no início deste ano.

“Vai ser um passo gigantesco para a minha vida, apesar de ser uma mudança impressionante”, conta Vinícius.

O transplante deverá acontecer até final de janeiro do próximo ano, e Vinícius sente-se um “privilegiado” e promete continuar a lutar.

“Tenho a certeza que vai dar certo. E se não der certo, vou tentar de novo, e de novo, e quantas o meu olho aguentar, porque essa é uma oportunidade que não posso deitar fora. Sou um privilegiado”, admitiu o jovem.

Em destaque

Subir