Nas Notícias

Em jejum, clientes desmaiam nos comboios

jejum-comboiosHá cada vez mais pessoas a desmaiarem nos comboios, de manhã, por estarem em jejum. Como os clientes não têm tempo para tomar o pequeno-almoço, a Fertagus vai dar fruta e iogurtes.

A campanha de sensibilização, hoje lançada pela empresa que detém a concessão do serviço suburbano entre Lisboa e Setúbal, lembra que “viajar sem tomar pequeno almoço pode afetar a viagem de todos”.

“Por favor, não apanhe o comboio em jejum”, apela a Fertagus, que para chamar a atenção dos clientes optou por distribuir gratuitamente fruta e iogurtes.

De acordo com os dados fornecidos pela própria empresa, só na primeira metade deste ano houve 46 casos de doença súbita provocados pelo jejum dos clientes, que provocaram constrangimentos nos horários de 51 comboios.

O problema tem vindo a aumentar desde 2012: de então até este mês foram registadas 372 ocorrências de doença súbita, 82 das quais no interior das composições.

O pico dos casos coincide com o período mais movimentado da manhã, entre as 7h00 e as 10h00.

Ainda no âmbito da campanha de sensibilização, a Fertagus explica o procedimento a tomar quando um passageiro se sentir mal: “Quando há um caso desses, o procedimento é tentar retirar a pessoa do comboio e chamar o 112, mas quando não se revela possível porque a vítima está inanimada o socorro é solicitado para o comboio na estação imediatamente a seguir”.

Em destaque

Subir