Facebook exige 2GB para ser instalado em smartphones com Windows 10
Os utilizadores do Windows 10 Mobile que tenham dispositivos com apenas 1GB de RAM (que são quase todos, exceto os lumias 950 e 950 XL) vão ter uma grande dor de cabeça com a aplicação do Facebook a curto prazo.
Com a chegada do Windows 10 parecia que tudo se encaminhava para a chegada de melhores aplicações à plataforma. Se por um lado isso está a acontecer, por outro, os utilizadores que não adquiriram os dispositivos mais recentes e com maiores capacidades, vão arranjar mais um motivo para ‘chamar nomes’ à Microsoft.
É que, tanto a aplicação do Facebook como a do Messenger, agora exigem, nos requisitos mínimos de instalação, 2GB de RAM para ser instalado. (ver foto em baixo). Basta aceder à loja de aplicações a partir do seu Windows Phone e procurar pela app do Facebook.
Se os utilizadores já andavam ‘zangados’ com a Microsoft por esta demorar a fazer algo para a chegada de aplicações, agora vão ficar outra vez porque os seus dispositivos são ‘demasiado fracos’ para o que os desenvolvedores das apps exigem.
E aqui a Microsoft tem bastante culpa! Foi a marca de Redmond, aquando do lançamento de equipamentos como o Lumia 830 ou o Lumia 650, com apenas 1GB de RAM, que afirmou que a leveza do sistema não necessitava de mais RAM.
A Microsoft, neste ponto, acabou por dar mais um tiro no pé, esquecendo-se que a envolvente do sistema operativo não depende apenas de si, mas também de terceiros, os que desenvolvem as aplicações.
Numa altura em que já se apresentavam dispositivos com 2 e 3 GB de RAM, só a Microsoft/Nokia insistiu em aparelhos com 1GB, como o Lumia 830.
E a verdade é que a culpa do Facebook exigir tanta RAM é dó próprio Windows 10, por ser mais exigente. Veja-se por exemplo, que esses requisitos não são exigidos no Android nem no iOS.