Tecnologia

Facebook exige 2GB para ser instalado em smartphones com Windows 10

facebook_for_windows10Os utilizadores do Windows 10 Mobile que tenham dispositivos com apenas 1GB de RAM (que são quase todos, exceto os lumias 950 e 950 XL) vão ter uma grande dor de cabeça com a aplicação do Facebook a curto prazo.

Com a chegada do Windows 10 parecia que tudo se encaminhava para a chegada de melhores aplicações à plataforma. Se por um lado isso está a acontecer, por outro, os utilizadores que não adquiriram os dispositivos mais recentes e com maiores capacidades, vão arranjar mais um motivo para ‘chamar nomes’ à Microsoft.

É que, tanto a aplicação do Facebook como a do Messenger, agora exigem, nos requisitos mínimos de instalação, 2GB de RAM para ser instalado. (ver foto em baixo). Basta aceder à loja de aplicações a partir do seu Windows Phone e procurar pela app do Facebook.

Se os utilizadores já andavam ‘zangados’ com a Microsoft por esta demorar a fazer algo para a chegada de aplicações, agora vão ficar outra vez porque os seus dispositivos são ‘demasiado fracos’ para o que os desenvolvedores das apps exigem.

E aqui a Microsoft tem bastante culpa! Foi a marca de Redmond, aquando do lançamento de equipamentos como o Lumia 830 ou o Lumia 650, com apenas 1GB de RAM, que afirmou que a leveza do sistema não necessitava de mais RAM.

A Microsoft, neste ponto, acabou por dar mais um tiro no pé, esquecendo-se que a envolvente do sistema operativo não depende apenas de si, mas também de terceiros, os que desenvolvem as aplicações.

Numa altura em que já se apresentavam dispositivos com 2 e 3 GB de RAM, só a Microsoft/Nokia insistiu em aparelhos com 1GB, como o Lumia 830.

E a verdade é que a culpa do Facebook exigir tanta RAM é dó próprio Windows 10, por ser mais exigente. Veja-se por exemplo, que esses requisitos não são exigidos no Android nem no iOS.

Em destaque

Subir