Nas Notícias

GNR alerta para troca de imagens ou vídeos íntimos de cariz sexual

A GNR costuma deixar avisos e indicações aos cidadãos nas redes sociais. Na sua mais recente campanha/altera, a força militar de autoridade chama atenção para os perigos da internet e da troca de conteúdos íntimos.

“Uma amizade virtual pode acabar em chantagem, basta para tal que se partilhem imagens ou vídeos íntimos de cariz sexual com a pessoa errada, através das redes sociais ou aplicações, os quais podem vir a ser utilizados para extorquir dinheiro em troca da sua não divulgação. Este esquema é mais conhecido por SEXTORTION”, avisa a GNR, deixando depois informações úteis.

Alertando para que as pessoas não sejam vítimas, a GNR diz ser necessário que a pessoa: Não tenha material íntimo no seu telemóvel, este conteúdo pode ser acedido por terceiros e facilmente divulgado; não partilhe conteúdos privados, principalmente com estranhos e não publique fotos íntimas nas redes sociais, estas podem vir a ser utilizadas por terceiros”.

Nos casos em que a pessoa seja vítima, a GNR alerta para as seguintes necessidades: Não tenha vergonha reporte às autoridades; não pague a quantia exigida; não fale mais com esse “amigo virtual” e bloqueie-o das suas redes sociais; não apague as conversas e imagens, pois podem servir de prova para identificar os agressores e alerte o administrador da rede social para o informar que essas imagens ou vídeos foram publicados sem o seu consentimento, para que as mesmas sejam eliminadas”.

Em destaque

Subir