TV

Este dente humano tem 560 mil anos e pode ajudar ao puzzle da evolução

Dois jovens descobriram, em França, um dente humano com 560 mil anos. O achado não é apenas “uma grande descoberta” arqueológica: pode ser uma das peças que falta no puzzle da evolução humana, quanto à linhagem do Homem de Neandertal.

Um dente humano, com uma idade avaliada em 560 mil humanos, foi encontrado na região de Tautavel, em França, por Camille (de 16 anos) e Valentin (20), dois jovens que sonham com um futuro na arqueologia.

“Um grande dente de um adulto, um incisivo de um homem ou de uma mulher (não sabemos ainda precisar), foi descoberto durante as escavações, num nível de solo datado de entre 580.000 e 550.000 anos atrás”, revelou a paleantropóloga Amélie Viallet, investigadora do Museu de História Natural (Paris).

Esta “grande descoberta”, até porque “temos poucos fósseis humanos deste período na Europa”, pode vir a adquirir uma importância muito maior, como destacou Viallet, citada pela AFP: “É uma peça do puzzle que faltava para contribuir para a resposta a uma questão crucial. O homem de Neandertal, de há 120 mil anos, provém de uma única linhagem?”

O dente de 560 mil anos foi encontrado num dos depósitos pré-históricos mais importantes do mundo. Só ao longo dos últimos 50 anos foram encontrados mais de 140 restos de esqueletos do Homem de Tautavel, que remonta ao período pré-neandertal, há 450 mil anos.

Em destaque

Subir