Nas Notícias

Criada a Confraria da Foda para defender prato típico de Monção

Os órgãos sociais da Confraria da Foda, em Monção, acabam de tomar posse. Este entidade tem como objetivo “valorizar o cordeiro assado no forno e preservar a feira secular de gado que se realiza na freguesia de Pias”. Nos dias 25 e 26 de março, decorre a primeira Feira da Foda.

A associação foi registada em outubro de 2016. E os órgãos sociais da Confraria da Foda Pias-Monção, no Alto Minho, tomaram posse hoje. Ao presidente da direção, Edmundo Correia, juntam-se José Domingos, Márcio Ferreira, Cátia Gonçalves e Ana Paula Vale.

A Câmara de Monção, em comunicado, explicou que o objetivo desta confraria “é valorizar o cordeiro assado no forno e preservar a feira secular de gado que se realiza na freguesia de Pias” e que esteve na origem da ‘Foda à Monção’, nome dado aquele prato emblemático da gastronomia local.

A tomada de posse desta nova estrutura decorreu hoje, na sede da Junta de Freguesia de Pias, que irá receber nos dias 25 e 26 de março a primeira Feira da Foda, no Largo da Senhora do Encontro.

No momento da criação da associação, Agostinho Correia, presidente da Junta de Freguesia de Pias, afirmou que a criação da confraria daquele prato típico era uma “ambição antiga” da população.

‘Foda à Monção’ é um prato de carne de cordeiro cozinhado no forno.

O prato está em processo de certificação, pelo que Agostinho Correia explica que o objetivo é “valorizar e promover” um prato típico da gastronomia do concelho e “preservar a feira secular de gado que ainda hoje se realiza” e que originou o nome da iguaria.

Em destaque

Subir