Mundo

Bill Gates apoia projeto de prevenção do HIV em África

A Fundação Bill & Melinda Gates está a apoiar a inovação nos tratamentos de HIV, com a finalidade de reduzir riscos de contaminação nas regiões mais vulneráveis, como África. O pai da Microsoft e a mulher investiram 160 milhões de euros num implante que combate o vírus da imunodeficiência.

O implante – chamado Sistema de Entrega de Medicamento Medici e financiado pela Fundação Bill & Melinda Gates – inova no tratamentos de HIV, através da profilaxia, reduzindo as probabilidades de contrair o vírus.

Um tratamento inovador vai reduzir as hipóteses de contrair o vírus e chegará às populações mais vulneráreis, em África.

O dispositivo conquistou um parceiro de peso: a Fundação Bill & Melinda Gates, que entregará 160 milhões de euros.

Este aparelho, desenvolvido pela Intarcia Therapeutics, liberta a profilaxia pré-exposição (PrEP), utilizada para reduzir as probabilidades de contaminação. Tem uma duração de um ano, período após o qual deve ser substituído.

A Intarcia Therapeutics é uma farmacêutica norte-americana, especializada na técnica conhecida como “profilaxia pré-exposição”. Em 2016, esta empresa já tinha avançado com outro sistema semelhante, direcionado para pacientes com diabetes.

Trata-se de um método inovador, que consiste na colocação de um pequeno dispositivo na zona subcutânea do paciente.

Esse dispositivo transporta um medicamento que combate o HIV e que é libertado de forma constante no corpo, durante largos períodos, até um ano.

Substitui a toma diariamente de medicamentos e doseia a quantidade de fármaco automaticamente.

“Há uma necessidade vital de uma intervenção contra o HIV que permita que aqueles em risco incorporem a prevenção mais facilmente nas suas vidas. Estamos otimistas relativamente a este dispositivo profilático de implante, que pode fazer a diferença nas pessoas mais necessitadas”, assinala Sue Desmond-Hellmann, CEO da Fundação Bill & Melinda Gates, num comunicado.

Em destaque

Subir