Mundo

Aeroporto do Porto é o melhor da Europa (outra vez) e o terceiro melhor a nível mundial

O aeroporto Francisco Sá Carneiro, na cidade do Porto, está, outra vez, na boca do mundo. Desta vez, foi considerado o melhor da Europa e o terceiro melhor do mundo.

Esta é já a segunda distinção que o aeroporto do Porto recebe em apenas dois meses. É de relembrar que no início de março o aeroporto foi eleito o melhor da Europa, na categoria de cinco a 15 milhões de passageiros, pelo ‘ACI – Airports Council International‘.

Este reconhecimento teve origem num inquérito internacional que avaliou 178 aeroportos e 32 companhias aéreas. O inquérito foi produzido pela Deco e por associações de consumidores da Austrália, Brasil, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França e Itália.

À frente do aeroporto do Porto ficam apenas o de Singapura e o de Narita, em Tóquio, Japão.

“A sensação de segurança, os sinais de orientação e os ecrãs de informação, são os aspetos que mais influenciam a satisfação com um aeroporto. São estes, em conjunto com as casas de banho, os critérios mais apreciados no aeroporto da Invicta”, afirmou a Deco em comunicado.

Em relação aos restantes aeroportos nacionais, o de Lisboa ficou-se pela 46.ª posição, seguido pelo João Paulo II, em Ponta Delgada. No 76.ª lugar surge o aeroporto Cristiano Ronaldo, na ilha da Madeira, e uns lugares mais acima está o da Horta, na ilha do Faial, na 84.ª posição.

Ainda nas ilhas, o aeroporto do Porto Santo está na 99.ª posição. O pior aeroporto de Portugal Continental é o de Faro, que está na 148.ª posição e o pior a nível nacional é o de Angra do Heroísmo, Açores, que ficou-se pela 155.ª posição.

Os participantes deste inquérito também tiveram oportunidade para revelar as suas preferências em relação às companhias aéreas. Os critérios mais relevantes seriam a pontualidade, a tripulação e assistentes de bordo e o procedimento de embarque. Como seria de esperar, a Emirates foi considerada a melhor companhia aérea do Mundo e a TAP ficou em 31.º lugar e a SATA na 38.ª posição.

Segundo a Deco, na TAP “o sentimento de segurança a bordo é o aspeto mais apreciado. Já as refeições servidas nos aviões, o conforto quando se está sentado (banco e espaço para as pernas e costas) e a relação entre a qualidade e o preço são os pontos que mais desagradam”.

Em destaque

Subir