Velocidade

WTCC: Tiago Monteiro procurou mitigar penalização em Spa-Francorchamps

TagoSpa214TiagoSpa214 600Tiago Monteiro procurou limitar os estragos impostos pela penalização que lhe foi imposta em Moscovo nos treinos de qualificação para a jornada do campeonato do mundo de carros de turismo (WTCC) que este fim-de-semana se realiza no circuito belga de Spa-Francorchamps.

O piloto português da Honda conseguiu a sexta marca, que lhe permitiria largar da terceira fila da grelha de partida para a primeira corrida de domingo, caso não tivesse sofrido a penalização de cinco lugares, devido ao toque dado na prova do WTCC em Moscovo, fazendo também que segundo confronto arranque de quinto em vez da ‘pole position’

Num traçado algo penalizador para os Civic TC1, devido às suas zonas rápidas, o desempenho de Tiago não foi mau, e teve em conta o castigo que pende sobre si, e que vai fazer que parta para primeira corrida da 10.ª posição.

As expetativas do piloto do Porto para o evento belga baixam consideravelmente, até porque o seu companheiro de equipa, Gabriele Tarquini conseguiu chegar à terceira qualificação e acabou por garantir o quinto melhor tempo atrás dos três pilotos da Citroën e de Hugo Valente.

“Não correu como estávamos à espera. Sabíamos do risco e infelzmente a estratégia não funcionou. Fui mais rápido do que o desejado em termos estratégicos. É um contra senso mas estávamos a lutar para 10.º e saiu-nos um sexto”, refere Tiago Monteiro.

O piloto português sabe que a sua tarefa nas corridas vai ser bastante complicada, mas confia nas suas habituais boas partidas: “Ficamos mais longe dos lugares do pódio. Mas se conseguir fazer um bom arranque nada está perdido. É importante somar pontos. Vou lutar e arriscar. Não tenho nada a perder”.

MullerSpa214 600A qualificação acabou por ser dominada pelos pilotos da Citroën, com Yvan Muller a levar a melhor sobre Sebastien Loeb e José Maria Lopez, com o argentino a não conseguir sentir-se tão à vontade em Spa como noutros traçados visitados pelo WTCC.

Resultado da qualificação

1.º Yvan Muller (Citroën) 2m23,497s

2.º Sébastien Loeb (Citroën) 2m23,643s

3.º José Maria López (Citroën) 2m23,688s

4.º Hugo Valente (Chevrolet) 2m24,646s

5.º Gabriele Tarquini (Honda) 2m25,035s

6.º Tiago Monteiro (Honda) 2m25,165s

7.º Norbert Michelisz (Honda) 2m25,333s

8.º Tom Coronel (Chevrolet) 2m25,351s

9.º Mehdi Bennani (Honda) 2m25,549s

10.º Gianni Morbidelli (Chevrolet) 2m25,767s

Em destaque

Subir