Velocidade

WTCC: Tiago Monteiro com jornada difícil na Rússia

TiagoMonteiroMoscovo314TiagoMonteiroMoscovo314 600Tiago Monteiro teve este domingo em Moscovo a sua jornada mais complicada da temporada até agora no realizou no campeonato do mundo de carros de Turismo (WTCC). Uma espécie de anti-climax depois da sua melhor exibição do ano em qualificação.

O piloto português da Honda arrancava da terceira posição da grelha de partida para a primeira corrida, mas embora tenha feito mais um arranque fenomenal acabou por se atrasar quando foi travado pelo seu companheiro de equipa na primeira curva.

Com consequência do toque dado em Gabriele Tarquini Tiago caiu para a quarta posição. Depois, pressionado por Yvan Muller, acabou por cometer um erro alargar a trajetória e desceu mais três lugares.

A partir daí o piloto do Porto procurou levar o seu Civic TC1 até ao fim e garantir pelo menos os pontos, enquanto Tarquini obteve o melhor resultado para a equipa Honda, ao terminar na segunda posição atrás de José Maria Lopez, apesar da enorme pressão exercida por Sebastien Loeb nas últimas voltas.

Já na segunda corrida tudo correu pior a Tiago Monteiro, pois para além de arrancar de uma posição mais recuada, o piloto português acabou por ser traído pelo motor do seu Honda numa altura em que disputava o último lugar do pódio. Um desfecho inglório para a equipa que já tinha visto Gabriele Tarquini abdicar da discussão das posições cimeiras.

QingHua314 600A prova acabou por ser ganha pelo estreante chinês Ma Qing Hua, que depois de ter sido sexto no primeiro confronto acabou por capitalizar uma penalização a Hugo Valente para levar ao triunfo o quarto Citroën C-Elysée TC1.

Na parte final o piloto asiático ainda foi ameaçado pelo seu companheiro de equipa Yvan Muller, mas Qing Hua conseguiria resistir aos ataques do francês, cortando a meta com escassos metros de vantagem sobre o campeão do Mundo.

Beneficiando dos problemas dos pilotos oficiais da Honda e também das dificuldades de pneus sentidas por Norbert Michelisz, Mehdi Benanni levou o seu Civic TC1 ao último lugar do pódio.

Classificação

Corrida 1

1.º Jose Maria Lopez (Citroën) 27m05,120s

2.º Gabriele Tarquini (Honda) + 3,170s

3º Sebastien Loeb (Citroën) + 3,425s

4.º Yvan Muller (Citroën) + 5,902s

5.º Tom Chilton (Chevrolet) + 8,816s

6.º Ma Qing Hua (Citroën) + 7,505s

7.º Tiago Monteiro (Honda) + 13,099s

Corrida2

1.º Ma Qing Hua (Citroën) 27m11,310s

2.º Yvan Muller (Citroën) + 1,161s

3.º Mehdi Benani (Honda) + 12,252s

4.º Tom Coronel (Chevrolet) + 12,424s

5.º Sebastien Loeb (Citroën) + 14,725s

Em destaque

Subir